19 de abril de 2009

Fundação Dorina Nowill para Cegos

Há 63 anos a Fundação Dorina Nowill para Cegos presta atendimento e serviços a deficientes visuais com a missão de “facilitar a inclusão social de pessoas com deficiência visual, respeitando as necessidades individuais e sociais, por meio de produtos e serviços especializados”.

A Fundação foi criada como Fundação para o Livro do Cego no Brasil em 1946 por Dorina Gouvêa Nowill e um grupo de amigas e recebeu o nome atual em 1991, como reconhecimento do trabalho de Dona Dorina. Ela perdeu a visão aos 17 anos devido a uma patologia ocular e como tinham poucos livros em Braille naquele tempo, ela ajudou a montar uma biblioteca de livros em Braille para que ela pudesse continuar os seus estudos. Hoje, ela é a presidente emérita e vitalícia da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A Fundação, além da biblioteca (com mais de 850 títulos em áudio), realiza atendimentos gratuitos que proporcionam a bebês, crianças, jovens, adultos e idosos, com cegueira ou visão subnormal, condições de desenvolvimento pleno para uma vida independente em casa, no trabalho, na escola ou em sociedade. Possui três Programas de Atendimento Especializado: Reabilitação Visual, Educação Especial e Reabilitação.

A Fundação também oferece produtos como livros relacionados à deficiência visual, livros e revistas em Braille e livros e revistas falados (hoje são produzidas 3500 cópias de Veja e 2500 cópias de Cláudia em CD-MP3), além do LIDA (Livro Digital Acessível), voltado para universitários e profissionais liberais deficientes visuais, que possui texto em áudio, ampliação do texto até 5 vezes, tutorial, mecanismos de busca por palavra ou frase, notas de rodapé opcional, marcadores de texto, soletração, leitura integral de abreviaturas e sinais e pronúncia correta das palavras estrangeiras.

Os livros traduzidos para o Braille e gravados em áudio são entregues para bibliotecas, escolas e outras instituições. Hoje são feitas 300 cópias de cada livro, os livros são escolhidos através do Quadro dos Livros Mais Vendidos publicada pela Revista Veja (são selecionados os títulos que aparecem nos primeiros lugares por mais de três semanas). Para essas traduções, a Fundação se beneficia da Lei dos Direitos Autorais (Lei 9610/98 - Artigo 46, inciso I, letra d) que não considera a reprodução de obras literárias para uso de deficientes visuais uma ofensa aos direitos autorais.

No site (http://www.fundacaodorina.org.br), você poderá conhecer mais sobre essa Fundação e até mesmo agendar uma visita. Se você simpatizou com ela, você também pode ajudá-la com doações em dinheiro ou bens móveis usados (móveis, recicláveis, livros etc) ou, ainda, ser voluntário.

Para a Fundação Dorina Nowill para Cegos, a educação é percebida como a melhor forma de inserção social. E a inserção social é responsabilidade de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário