9 de abril de 2009

Fumantes passivos

Na edição nº 33 (Fev/2009) de Carta na Escola, o professor Alexandre Marques Tozetti, alerta para a fumaça que sai do cigarro aceso que não é diretamente inalado pelo fumante. Ele afirma que essa fumaça representa 96% do tempo do cigarro aceso e que tem 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante que traga um cigarro, pois a combustão ocorre com temperatura mais baixa e com menos oxigênio intensificando o poder nocivo das substâncias contidas no tabaco e a fumaça diretamente inalada pelo fumante e após expelida, é em parte retida pelo fumante.

Para o professor Tozetti, “essa é a fumaça mais perigosa produzida pelo cigarro e que expõe os não-fumantes a riscos muito parecidos com os dos fumantes para diversas doenças”.

Para corroborar com esta afirmação do professor Tozetti, foi realizado em 2008 um estudo pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e divulgado em Fevereiro de 2009, onde 35,9% de 1310 voluntários não-fumantes da cidade de São Paulo têm o mesmo nível de contaminação dos fumantes. Sendo que 18,32% têm as características de um fumante leve (menos de 1 maço por dia), 15,27% a de um fumante (menos de 2 maços por dia) e 2,29% a de um fumante pesado (mais de 2 maços por dia).

Os participantes realizaram o teste do monoxímetro, que mede o nível de monóxido de carbono no organismo.

Segundo Luizemir Lago, diretora do Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas), órgão da Secretaria de Saúde, “esses dados comprovam que os fumantes passivos também estão expostos aos mesmos riscos de quem é usuário de cigarros e derivados de tabaco”.

Só para lembrar, os principais males que o cigarro pode causar a fumantes e não-fumantes são: acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial, enfisema pulmonar e câncer de pulmão, boca, faringe, laringe, esôfago e estômago.

Um comentário:

  1. Fumantes são conscientes dos males causados pelo cigarro, se querem se intoxicar problema deles, mas me deixem fora disso, por favor!

    ResponderExcluir