28 de dezembro de 2008

"Teatro para Alguém"

Foto: Cacá Bernardes. Atores/Técnicos: Renata Jesion, Zemanuel Piñero e Marcelo Poveda.
Esse é o primeiro teatro virtual do Brasil, idealizado por Renata Jesion, onde o espectador é convidado a assistir às peças através do site: http://www.teatroparaalguem.com.br/.

Segundo Renata Jesion, a idéia surgiu quando ela resolveu transformar a sala de estar de sua casa em um palco de teatro, onde o espectador poderia assistir às peças através da Internet, sem sair de casa, sem filas, sem congestionamentos e gratuitamente.

A casa-teatro é dividida em cômodos onde podemos escolher a peça a ser assistida, ler informações sobre o projeto, deixar um recado e até mesmo partilhar das memórias dos artistas através de textos e fotos.

Na Grande Sala temos a “Miniemsérie” que apresenta “Corpo-Estranho” de Lourenço Mutarelli em 16 episódios. Todas as Quartas-feiras às 22 horas é apresentado um episódio que fica no ar por uma semana. O 1º episódio foi ao ar dia 03/12/08, mas é possível assistir aos primeiros episódios no Porão da casa.

Na Sala de E-Star temos a “Miniemcena” que apresenta quinzenalmente uma mini-peça ao vivo às Sextas-feiras a partir das 22 horas. Ela ainda é apresentada nos quinze dias após a primeira apresentação, mas não mais ao vivo, até entrar no ar uma nova peça. Depois a peça poderá ser vista no Porão da casa.

No Sótão temos o “Teatro” que mensalmente apresenta uma peça dividida em atos de 10 minutos. O 1º ato vai ao ar às Quintas-feiras a partir das 22 horas e os atos seguintes nos dias subseqüentes. Mas todos os atos poderão ser assistidos no Porão da casa. A peça em cartaz neste mês é “Deve Ser do Caralho o Carnaval em Bonifácio” de Mário Bortolotto com a Cia Auto-Mecânica de Teatro.

O bom que podemos reassistir às peças quantas vezes quisermos. O mau é que, por vezes, temos que esperar dias para assistir à peça inteira.

O projeto é muito interessante porque além de proporcionar uma maior comodidade ao público, pensa na convergência das mídias (palco, vídeo, Internet) compreendendo que é importante inovar e renovar a todo instante a arte. E audacioso, pois já ouço murmúrios de críticas contra o projeto, dizendo que assistir pela Internet não é a mesma coisa que ir ao teatro e o mais importante é o clima que uma sala de teatro proporciona ao espectador. De fato, não é a mesma coisa, mas quem disse que é? O “Teatro para Alguém” só é uma nova forma de apresentação de uma peça de teatro. E quem disse que devemos deixar de ir ao teatro? Eu aproveitarei as duas formas de apresentação, pois a arte vive de idéias variadas e incompletas.

Infelizmente, esse não é um teatro para todos, pois é necessário que o espectador tenha um computador e uma boa conexão de Internet, mas é um teatro para alguém que goste de teatro, comodidade e inovação.

2 comentários:

  1. Eduardo, o seu comentário foi incrivel.
    Muito generoso.
    Esperamos voce mais vezes para uma visita na casa.
    um abraço
    Mauro

    ResponderExcluir
  2. Poxa que bacana, eu não conhecia este grupo e muito menos sabia que existia este teatro "on line".
    Vou me interar.

    Valeu!

    Bjo.

    ResponderExcluir