26 de fevereiro de 2009

"Navio de Emigrantes" de Lasar Segall


Pintura à óleo com areia sobre a tela de 1939/42, onde o autor retrata em grande proporção (230 x 275 cm) a viagem de famílias ou solitários fugindo, num navio, da guerra, fome e miséria de sua terra natal.

Nessa tela a cor marrom é predominante, uma cor que transmite tristeza e sofrimento. Vemos crianças e adultos doentes, cansados e tristes que enfatizam esses sentimentos. Destaco a mulher com seu filho, no canto esquerdo inferior da tela, provavelmente viúva.

A tela nos dá uma perspectiva de um mar sem fim, como se o local de destino estivesse muito distante. Apesar das condições precárias de viagem, eis que há um jovem que toca o seu violão para passar o tempo.

Essa obra é grandiosa em tamanho e em sentimento, pois retrata como muitos fugiram de uma Europa em plena guerra e sem saber ao certo o que encontrariam no fim dessa viagem. Em seus rostos, o sofrimento de deixar para trás uma vida inacabada e tentar recomeçá-la novamente em outro lugar.

Sobre o autor

Lasar Segall nasceu em 1891 em Vilna, atual capital da Lituânia numa família de judeus. Em 1906, ele foi para Berlim estudar na Academia de Belas Artes, mas quatro anos depois, ele foi morar em Desden, centro da vanguarda do expressionismo.

Em 1913, ele veio a São Paulo e Campinas expor suas obras de arte. Estas exposições são consideradas as primeiras exposições de arte moderna no Brasil.

Em 1923, ele se mudou para São Paulo, se naturalizando brasileiro quatro anos depois. Fundou com Mário de Andrade e Tarsila do Amaral a Sociedade Pró Arte Moderna.

Ele morreu em 1957 em sua casa em São Paulo, que hoje é o Museu Lasar Segall na Vila Mariana (Rua Berta, 111).

A denúncia da fome, da miséria e da injustiça social está presente na maior parte de suas obras: pintura, escultura, gravura e desenho.

7 comentários:

  1. Para sentir suas obras só mesmo as vendo de perto...

    ResponderExcluir
  2. estou estudando sobre lasar segall e sua hitória me facinou pena que ele não esteja aqui hoje em dia

    ResponderExcluir
  3. adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  4. na minha escola estamos estudando sobre ele e dia 15/10/2010 iremos ao museu dele (lasar segall).e adorei sobre a historia dele.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante! Foi um grande artista e crítico social.

    ResponderExcluir
  6. cara chato mas as obras 10000000

    ResponderExcluir
  7. Essa obra é uma obra expressionista a do navio de imigrantes?

    ResponderExcluir