31 de agosto de 2009

As migalhas do Cabo Anselmo

José Anselmo dos Santos, o Cabo Anselmo, foi entrevistado ontem (30/08/2009) no Canal Livre na Band, por Boris Casoy, Fernando Mitre e Antônio Teles.

Na primeira parte, Anselmo se reconhece traidor do juramento que vez à Marinha, mas não dos movimentos armados de esquerda e explica a sua opção em colaborar com o DOPS, através de Sérgio Paranhos Fleury.

http://videos.band.com.br/v_33436_golpe_militar_de_1964_e_o_tema_do_canal_livre–1.htm

Na segunda parte, Anselmo diz que temia uma guerra civil no Brasil e que o povo brasileiro não queria uma guerra civil. Conta, também, detalhes da tortura no DOPS e de seu primeiro encontro com o Delegado Fleury.

http://videos.band.com.br/v_33469_participantes_do_golpe_militar_dao_declaracoes_–_2.htm

Na terceira parte, Anselmo fala sobre a emboscada em Recife, onde militantes de esquerda, inclusive sua namorada Soledad, foram mortos pela polícia política, através de informações passadas po ele.

http://videos.band.com.br/v_33479_cabo_anselmo_fala_sobre_a_relacao_das_guerrilhas_mundiais_3.htm

Na quarta parte, Anselmo critica a mitificação do personagem "Cabo Anselmo" e diz que tem medo de morrer sem sua identidade.

http://videos.band.com.br/v_33473_cabo_anselmo_fala_sobre_a_estrutura_politica_durante_o_golpe_4.htm

Na quinta parte, Anselmo conta como recebeu a notícia da morte de Ernesto "Che" Guevara quando estava em Cuba e como se conscientizou de sua posição política.

http://videos.band.com.br/v_33475_cabo_anselmo_fala_sobre_o_mst__5.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário